Projetos

lean-banner.png
Lean nas Emergências
Apoio as Ações Estratégicas do SUS / Lean nas Emergências

Apoio as Ações Estratégicas do SUS / Lean nas Emergências

    Resumo

    Mesmo com inúmeros avanços da Saúde no Brasil nos últimos anos, principalmente com relação à ampliação da cobertura nos diferentes níveis de atenção, são notórias as dificuldades das diferentes regiões do país no que se refere à gestão dos serviços de urgência e emergência. Dentre estas dificuldades, destacam-se a questão orçamentária, estrutura, desafios na atração e qualificação profissional, necessidade de fortalecimento dos processos de regulação e, principalmente, de gestão, pontos estes importantes a serem melhorados visando eficiência e qualidade nos serviços ofertados à população.

    Uma análise realizada pelo World Bank Group (WBG) aponta que o Brasil poderia aumentar os resultados de saúde em 10% mantendo os gastos, ou poderia reduzir em 34% os seus gastos para atingir os resultados atuais. A baixa qualidade dos serviços de saúde e a necessidade de uma gestão mais efetiva dos recursos fizeram com que alguns métodos e ferramentas comumente adotados na manufatura fossem adaptados para a área de saúde. Dentre eles, destacam-se os princípios da produção enxuta, também sendo conhecida como Lean Healthcare.  Na literatura, o processo que tem apresentado maior número de aplicações da metodologia é o de emergência, pois é considerado altamente ineficiente, apresentando problemas como superlotação, erros, giro ineficiente de leitos, atrasos, alto custo, baixa qualidade e risco elevado para o paciente. 

    O Lean é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado.

    Todas essas melhorias levam a uma maior qualidade com redução de desperdícios – em outras palavras, maior geração de valor para o paciente. As atividades desenvolvidas promovem a autonomia dos profissionais de saúde beneficiados pelo projeto, resultando em melhora na passagem do paciente pelo serviço de urgência e emergência, até sua chegada ao local correto, com recurso correto e no tempo correto.

    Cada Pronto Socorro (PS) tem a oportunidade de oferecer excelência para cada paciente, a cada instante, a cada encontro. O projeto pode ser resumido a: salvar vidas, restaurar a saúde e criar esperança.

    Introdução

    O Lean nas Emergências tem como objetivo reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais do setor em unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare.

    Com a participação dos hospitais Moinhos de Vento e BP - A Beneficência Portuguesa de SP no triênio 2021-2023, busca-se sua capilaridade no país e seu impacto na saúde pública brasileira, beneficiando mais 50 hospitais com a equipe da BP e 36 hospitais com o apoio do HMV. Além do desafio da ampliação da abrangência, soma-se o de garantir a manutenção e sustentabilidade dos resultados obtidos nos ciclos anteriores do projeto.

    Entre as metas da iniciativa estão: 

    • Redução dos níveis de superlotação nos serviços de urgência dos hospitais participantes entre o momento de diagnóstico inicial e período de monitoramento do projeto (para esta avaliação será utilizado o Indicador sintético de superlotação NEDOCS - National Emergency Department Overcrowding Score);
    • Redução do tempo de passagem do paciente entre o momento de admissão e a alta, demonstrado como uma variação entre o momento de diagnóstico inicial e o período de monitoramento do projeto (Indicador: tempo de permanência, inclusive internação);
    • E a redução do tempo de passagem do paciente no serviço de urgência, considerando o intervalo de tempo entre a admissão e a chegada a um leito em unidade de internação, demonstrado como uma variação entre o momento de diagnóstico inicial e o período de monitoramento do projeto (Indicador: tempo de permanência, exceto internação). 

     

    Objetivos do Plano Nacional de Saúde aos quais o projeto se vincula:

    • Objetivo 02: Promover a ampliação da oferta de serviços da atenção especializada com vista à qualificação do acesso e redução das desigualdades regionais;
    • Objetivo 07: Aperfeiçoar a gestão do SUS visando a garantia do acesso a bens e serviços de saúde e de qualidade.

     

    Políticas Públicas vinculadas:

    • Política Nacional de Urgência e Emergência;
    • Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa.

     

    Triênio anterior:

    No triênio 2018-2020, o Lean nas Emergências atuou em 102 hospitais de 24 Unidades da Federação de todas as regiões do país. Mais de 1.600 profissionais de saúde de diferentes categorias profissionais foram capacitados em treinamentos presenciais e/ou realizados à distância. Em atividades consultivas in loco, mais de 1.400 profissionais de saúde foram envolvidos.

    De maneira geral, os hospitais beneficiados tiveram, em média, redução de 38% no índice de superlotação (Nedocs), queda de 41% no tempo médio de permanência daqueles pacientes que entraram no serviço de urgência e demandaram internação e diminuição de 21% no tempo médio entre a chegada do paciente ao serviço e primeiro contato com equipe médica.

    Métodos

    A Metodologia Lean utiliza alguns princípios e técnicas operacionais buscando sempre reduzir o desperdício de recursos, a melhoria da qualidade e a maximização do valor entregue ao cliente. As ações se baseiam principalmente na redução de sete desperdícios:

    • Falta de Qualidade;
    • Espera;
    • Estoques;
    • Movimentação;
    • Transporte;
    • Processos desnecessários;
    • Superprodução. 

    Além de identificar tais desperdícios de uma forma mais clara, oferece ferramentas para reduzi-los. O Pensamento Enxuto é o responsável por guiar a metodologia e ele se baseia em cinco princípios: 

    • Valor: especificar valor sob a ótica do cliente;
    • Fluxo de valor: a melhor sequência as atividades que criam valor;
    • Fluxo contínuo: realizar essas atividades sem interrupção; 
    • Produção puxada: realizar as atividades sempre que alguém as solicita;
    • Perfeição: de maneira cada vez melhor e mais eficaz, com melhoria contínua. 

    Além das ferramentas próprias, outras teorias são utilizadas na execução, como teoria de filas, teoria das restrições, protocolo de capacidade plena, teoria da variabilidade, estratégias de fluxo entre outros. 

     

    Diagnóstico e Capacitação

    Os hospitais que desejarem aderir ao projeto serão selecionados conforme critérios de elegibilidade. Cada unidade passará inicialmente por um diagnóstico que avaliará o desempenho de seus principais processos assistenciais e de apoio. Em paralelo, um grupo de profissionais de saúde passará por capacitação, a qual envolverá conceitos básicos e ferramentas práticas para aplicação nos hospitais.

     

    Implementação de melhorias

    Concluído o diagnóstico, é iniciada a fase de implementação de melhorias. Nesta etapa, uma dupla de consultores (um médico e um especialista de processos) realizará visitas aos hospitais para capacitar in loco as equipes, identificar oportunidades e apoiar a implementação de melhorias, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean. Essa fase durará, em média, seis meses e, após o término desse período, a equipe da unidade de saúde poderá permanecer vinculada ao projeto por mais 12 meses, submetendo indicadores de monitoramento que permitirão aferir os resultados das ações em um intervalo de tempo maior. Esta plataforma será operada em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês (Comunidade Lean nas Emergências).

    Para os hospitais que já tenham recebido o projeto anteriormente, “Lean Fase II”, a principal diferença é que os ciclos de visitas transcorrem durante quatro meses, com foco em temas como: Giro de Leito e Eficiência no Centro Cirúrgico - a cada visita é realizado mapeamento de processos, que, após priorização via matriz de esforço e impacto, elaboram-se planos de ação e monitoramento de indicadores de performance.

     

    Comunicação

    Além das melhorias para redução de desperdícios proporcionadas pelo Lean, são utilizadas algumas ferramentas para melhoria da comunicação entre os profissionais das diversas áreas, em especial os “daily huddles” (encontros diários de troca de informação e tomada de decisão). Também será desenvolvido um Plano de Capacidade Plena para enfrentamento da superlotação, o qual é customizado de acordo com as características de cada hospital. 

     

    Gestão de indicadores

    Além disso, o projeto também orienta as equipes do hospital para que possam estabelecer um método de gestão de processos orientado a indicadores, facilitando o monitoramento dos principais tempos de espera e permanência. Poderão ser incluídas no projeto tanto unidades hospitalares públicas, sob gestão da Administração direta quanto indireta. Também podem ser contempladas unidades privadas filantrópicas que realizam atendimento exclusivo para o Sistema Único de Saúde.

     

    O projeto tem ações focadas em três frentes:

    • Melhoria dos fluxos de trabalho nas emergências dos hospitais e nos fluxos “à montante” (centro cirúrgico, centro diagnóstico, unidades de internação e unidades críticas), podendo eventualmente atuar sobre outros fluxos relacionados a processos de apoio e que porventura possam impactar diretamente na jornada dos pacientes;
    • Desenvolvimento e implantação de um Plano de Capacidade Plena para situações de superlotação dos hospitais;
    • Disponibilização de acesso à plataforma “Comunidade Lean nas Emergências” para compartilhamento de experiências e oferta de conteúdos adicionais de qualificação.
    Resultados

    De acordo com o Plano de Trabalho, há metas de redução nos indicadores de Nedocs (-20%), LOS Sem Internação (-10%) e LOS Com Internação (-15%) e os resultados obtidos foram muito importantes.

     

    • No 2º semestre de 2021, foi realizado o Ciclo 5 em 17 hospitais, ainda somente com o Hospital Sírio-Libânes à frente do projeto, com os seguintes resultados: Redução de 42% no Nedocs, Redução de 40% no LOS Sem Internação e Redução de 34% no LOS Com Internação.
    • A partir do Ciclo 6 (2º semestre de 2022), entraram no projeto o Hospital Beneficência Portuguesa e o Hospital Moinhos de Vento para aumentar a abrangência dos hospitais beneficiados, com atuação em 37 hospitais. E os resultados permaneceram significativos, sendo: Redução de 28% no Nedocs, Redução de 46% no LOS Sem Internação e Redução de 47% no LOS Com Internação.
    • No 1º semestre de 2023, foi realizado o Ciclo 7 em 35 hospitais com os seguintes resultados: Redução de 28% no Nedocs, Redução de 22% no LOS Sem Internação e Redução de 35% no LOS Com Internação.
    • Já no 2º semestre de 2023, foi realizado o Ciclo 8 em 36 hospitais, onde foram obtidos excelentes resultados: Redução de 47% no Nedocs, Redução de 50% no LOS Sem Internação e Redução de 43% no LOS Com Internação.
    Equipe
    Beneficência Portuguesa de São Paulo
    Equipe

    Maria Beatriz Germano Pereira - Analista de BI
    Sonia Maria da Silva Pereira – Assistente 
    Beatriz Paroli de Miranda - Especialista de processos
    Bruna Andrade Coghi     - Especialista de processos
    Daniel Alberto Pereira -Especialista de processos
    Emerson Pereira Matos -Especialista de processos
    Joao do Amaral Junior - Especialista de processos
    Salua Ilza de Andrade     - Especialista de processos
    Suzan Alves de Oliveira - Especialista de processos
    Abner Moreira de Araujo  -Médico Consultor
    Andre Luiz Fernandes -Médico Consultor
    Lara Ribeiro Santiago Freitas - Médico Consultor
    Marcos Roberto Martins Vasquez -Médico Consultor
    Michel Lyra Lucena- Médico Consultor
    Ruan de Andrade Fernandes - Médico Consultor
    Sarah Pontes de Barros Leal- Médico Consultor
    Vinicius Barbosa Cavalcanti- Médico Consultor
     

    Liderança

    Rafael Saad Fernandez - Coordenador de Projetos
    Rodrigo Olyntho De Almeida - Gerente Médico

    Hospital Moinhos de Vento
    Equipe

    Especialistas na Metodologia Lean:

    Daiane Maria Fonseca de Lima

    Eduarda Bordini Ferro

    Lauriane Debiasi

    Marcelo Antonio Donizetti Martinho

    Michelli Milleto Lorenzi

    Paulo Rocha Dornelles Junior

    Tiago Diego Fetzner

    Médicos Consultores Lean:

    Lara Gonçalves Lozada

    Lucas Viana Coimbra

    Luis Fernando Colla da Silva

    Marcus Vinicius Melo de Andrade

    Raphael Zuanazzi

    Rubia Barroso

     

     

     

    Liderança

    Coordenador do Projeto:

    Arthur Felipe Feuchard Linhares Ceraso

    Coordenador Médico:

    Dr. Welfane Cordeiro Júnior

    Área técnica

    Departamento de Assistência Hospitalar e Urgência - DAHU

    Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

    Ministério da Saúde

    Hospital Sírio-Libanês
    Equipe

    Médicos:

    Alexandra Daniel

    Cristiano Valerio Ribeiro | http://lattes.cnpq.br/7598209374019291

    Emerson Oliveira de Medeiros

    Guillermo Socrates Pinheiro de Lemos

    Gustavo Justo Schulz

    Gutemberg Lavoisier Da Cruz | http://lattes.cnpq.br/9600698149657598

    Leonardo de Lima Leite

    Lilian Mesquita Gomes

    Marcello Creado Pedreira

    Marcos Tadeu Parron Fernandes

    Marcus Vinicius Melo de Andrade

    Raimundo Nonato Diniz Rodrigues Filho | http://lattes.cnpq.br/3642799865004483

    Rodrigo Sanches Garcia

    Paulo Roberto Cavallaro Azevedo

    Especialistas na Metodologia Lean:

    Denis Francis Dias

    Jackeline de Carvalho

    Jean Kleber Chini

    Jose Roberto Alves Rogerio

    Gilberto Gaspar da Silva

    Lucas Cezar Sotana

    Luciana Gimenez Barboza Sanches

    Luiz Augusto de Oliveira Rodrigues

    Maria Claudia Piccolo Barbosa

    Rodolfo Gabriel Durante

    Wendell Guilherme Ribeiro do Prado

    Equipe Técnica:

    Caroline da Silva Souza

    Jean Michel Monteiro Mussumeci

    Lucas Dhiego Ferreira da Silva Soares

    Renata Paula Costa dos Santos

     

    Liderança

    Gerente do Projeto:

    Carina Tischler Pires

     

     

     

    Área técnica

    Departamento de Assistência Hospitalar e Urgência - DAHU

    Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

    Ministério da Saúde

    Indicadores

    Profissionais capacitados 0
    Profissionais envolvidos em pesquisa 0
    Participantes envolvidos em pesquisa 0
    Profissionais envolvidos em projetos de gestão 0
    Profissionais-projeto envolvidos em ATS 0
    Quantidade de atendimentos planejados 0
    Quantidade de atendimentos realizados 0

    Abrangência

    Acre
    Cruzeiro do Sul
    • HOSPITAL REGIONAL DO JURUA IRMA NAIR TERESINHA REICHERT
    Rio Branco
    • HOSPITAL GERAL DE CLINICAS DE RIO BRANCO
    Alagoas
    São Miguel dos Campos
    • SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SAO MIGUEL DOS CAMPOS
    União dos Palmares
    • HOSPITAL REGIONAL DA MATA
    Amapá
    Macapá
    • SES AP HOSPITAL DE EMERGENCIA
    Santana
    • SES AP HOSPITAL ESTADUAL DE SANTANA
    Amazonas
    Manaus
    • HOSPITAL E PRONTO SOCORRO DR ARISTOTELES PLATAO B DE ARAUJO
    • HOSPITAL PRONTO SOCORRO 28 DE AGOSTO
    • INSTITUTO DA MULHER DONA LINDU
    Parintins
    • HOSPITAL REGIONAL DR JOFRE DE MATOS COHEN
    Bahia
    Feira de Santana
    • HOSPITAL GERAL CLERISTON ANDRADE
    Itabuna
    • HOSPITAL DE BASE LUIS EDUARDO MAGALHAES
    Jequié
    • HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES
    Salvador
    • HOSPITAL ELADIO LASSERRE
    • HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS
    Santo Antônio de Jesus
    • HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTONIO DE JESUS
    Vitória da Conquista
    • COMPLEXO HOSPITALAR DE VITORIA DA CONQUISTA CHVC
    Ceará
    Barbalha
    • HOSPITAL MATERNIDADE SAO VICENTE DE PAULO HMSVP
    Caucaia
    • HOSP MUN ABELARDO GADELHA DA ROCHA
    Crateús
    • HOSPITAL SAO LUCAS
    Fortaleza
    • HGF HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA
    • MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND
    • SOPAI HOSPITAL INFANTIL
    Juazeiro do Norte
    • HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI
    Sobral
    • HOSPITAL REGIONAL NORTE
    Distrito Federal
    Brasília
    • HRAN
    • HRL
    • HRS
    Espírito Santo
    Cachoeiro de Itapemirim
    • SANTA CASA DE MISERICORDIA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
    Colatina
    • HOSPITAL E MATERNIDADE SILVIO AVIDOS
    São Mateus
    • HOSPITAL DR ROBERTO ARNIZAUT SILVARES
    Goiás
    Aparecida de Goiânia
    • HOSPITAL ESTAD DE APARECIDA DE GOIANIA CAIRO LOUZADA HEAPA
    Aragarças
    • HOSPITAL MUNICIPAL GETULIO VARGAS
    Formosa
    • HOSPITAL ESTADUAL DE FORMOSA DR CESAR SAAD FAYAD
    Goiânia
    • HOSPITAL ESTADUAL DE URGENCIAS GOV OTAVIO LAG SIQUEIRA HUGOL
    Uruaçu
    • HOSPITAL ESTADUAL DO CENTRO NORTE GOIANO
    Maranhão
    Açailândia
    • HOSPITAL MUNICIPAL DE ACAILANDIA
    Caxias
    • COMPLEXO HOSPITALAR GENTIL FILHO
    Codó
    • HGM HOSPITAL GERAL MUNICIPAL DR MARCOLINO JR
    Imperatriz
    • HMI HOSPITAL MUNICIPAL DE IMPERATRIZ
    Presidente Dutra
    • HOSPITAL MACRORREGIONAL DE URG E EMERG DE PRESIDENTE DUTRA
    São Luís
    • SOCORRAO II
    Mato Grosso
    Cuiabá
    • HOSPITAL MUNICIPAL DE CUIABA E P S DR LEONY PALMA CARVALHO
    Mato Grosso do Sul
    Ponta Porã
    • HOSPITAL REGIONAL DR JOSE DE SIMONE NETTO
    Minas Gerais
    Alfenas
    • HOSPITAL UNIVERSITARIO ALZIRA VELANO
    Barbacena
    • HOSPITAL REGIONAL DE BARBACENA DR JOSE AMERICO
    Belo Horizonte
    • HOSPITAL JOAO XXIII
    Brasília de Minas
    • HOSPITAL MUNICIPAL SENHORA SANTANA
    Governador Valadares
    • HOSPITAL MUNICIPAL
    Ipatinga
    • HOSPITAL MARCIO CUNHA
    Pouso Alegre
    • COMPLEXO HOSPITALAR SAMUEL LIBANIO
    Sete Lagoas
    • HOSPITAL MUNICIPAL MONSENHOR FLAVIO DAMATO
    Toledo
    • HOESP
    Uberaba
    • HOSPITAL DE CLINICAS DA UFTM
    Paraná
    Arapongas
    • HONPAR HOSPITAL NORTE PARANAENSE
    Curitiba
    • COMPLEXO HOSPITALAR DO TRABALHADOR
    • HOSPITAL SANTA CASA DE CURITIBA
    Francisco Beltrão
    • HOSPITAL REGIONAL DO SUDOESTE WALTER ALBERTO PECOITS F B
    Paranaguá
    • HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL
    Paraíba
    Patos
    • COMPLEXO HOSPITALAR DEP JANDUHY CARNEIRO
    Santo André
    • HOSPITAL ESTADUAL MARIO COVAS DE SANTO ANDRE
    Pará
    Ananindeua
    • HOSPITAL METROPOLITANO DE URGENCIA E EMERGENCIA
    Belém
    • HOSPITAL OPHIR LOYOLA
    • HPSM DR HUMBERTO MARADEI PEREIRA
    Bragança
    • HOSPITAL SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA
    Santarém
    • HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTAREM
    Pernambuco
    Cabo de Santo Agostinho
    • HOSPITAL DOM HELDER CAMARA
    Caruaru
    • HOSPITAL MESTRE VITALINO
    • HOSPITAL REGIONAL DO AGRESTE DR WALDEMIRO FERREIRA
    Recife
    • HOSPITAL GETULIO VARGAS
    • HOSPITAL OTAVIO DE FREITAS
    • HOSPITAL PELOPIDAS SILVEIRA
    Piauí
    Floriano
    • HOSPITAL REGIONAL TIBERIO NUNES
    Parnaíba
    • HOSPITAL ESTADUAL DIRCEU ARCOVERDE
    Picos
    • HOSPITAL REGIONAL JUSTINO LUZ
    Várzea Grande
    • HOSPITAL E PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE VARZEA GRANDE
    Rio de Janeiro
    Campos dos Goytacazes
    • HOSPITAL FERREIRA MACHADO
    Macaé
    • HOSPITAL PUBLICO MUNICIPAL DE MACAE HPM
    Niterói
    • SES RJ HOSPITAL ESTADUAL AZEVEDO LIMA
    Rio de Janeiro
    • SES RJ HOSPITAL ESTADUAL GETULIO VARGAS
    • SMS HOSPITAL MUNICIPAL ALBERT SCHWEITZER AP 51
    • SMS HOSPITAL MUNICIPAL MIGUEL COUTO AP 21
    • SMS HOSPITAL MUNICIPAL SALGADO FILHO AP 32
    • SMS HOSPITAL MUNICIPAL SOUZA AGUIAR AP 10
    Volta Redonda
    • HOSPITAL MUNICIPAL SAO JOAO BATISTA
    Rio Grande do Norte
    Campo Grande
    • SANTA CASA
    Mossoró
    • HOSPITAL REGIONAL DR TARCISIO DE VASCONCELOS MAIA
    Natal
    • HOSPITAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL
    Rio Grande do Sul
    Cachoeira do Sul
    • HOSPITAL DE CARIDADE E BENEFICENCIA
    Caxias do Sul
    • HOSPITAL GERAL
    • POMPEIA ECOSSISTEMA DE SAUDE
    Erechim
    • FUNDACAO HOSPITALAR SANTA TEREZINHA DE ERECHIM
    Passo Fundo
    • HOSPITAL DE CLINICAS
    Porto Alegre
    • HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS
    • HOSPITAL MOINHOS DE VENTO
    • UAA HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE
    Rio Grande
    • SANTA CASA DO RIO GRANDE
    Santa Cruz do Sul
    • HOSPITAL SANTA CRUZ
    São Leopoldo
    • HOSPITAL CENTENARIO
    Uruguaiana
    • SANTA CASA DE URUGUAIANA
    Viamão
    • HOSPITAL VIAMAO
    Rondônia
    Ji-Paraná
    • HOSPITAL DR CLAUDIONOR COUTO RORIZ
    Porto Velho
    • HOSPITAL JOAO PAULO II PORTO VELHO
    Roraima
    Boa Vista
    • HOSPITAL GERAL DE RORAIMA HGR
    Santa Catarina
    Blumenau
    • HOSPITAL SANTA ISABEL
    Chapecó
    • HOSPITAL REGIONAL DO OESTE
    Itajaí
    • HOSPITAL E MATERNIDADE MARIETA KONDER BORNHAUSEN
    Joinville
    • HOSPITAL INFANTIL DR JESER AMARANTE FARIA
    • HOSPITAL REGIONAL HANS DIETER SCHMIDT
    Rio do Sul
    • HOSPITAL REGIONAL ALTO VALE
    Tubarão
    • HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEICAO
    Xanxerê
    • HOSPITAL REGIONAL SAO PAULO ASSEC
    Sergipe
    Aracaju
    • HOSPITAL GOVERNADOR JOAO ALVES FILHO
    Estância
    • HOSPITAL REGIONAL DE ESTANCIA JESSE FONTES
    Itabaiana
    • HOSPITAL DR PEDRO GARCIA MORENO FILHO
    São Paulo
    Araraquara
    • SANTA CASA DE ARARAQUARA
    Araçatuba
    • SANTA CASA DE ARACATUBA HOSPITAL SAGRADO CORACAO DE JESUS
    Barretos
    • SANTA CASA DE BARRETOS
    Botucatu
    • HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU
    Bragança Paulista
    • COMPLEXO HOSPITALAR SANTA CASA BRAGANCA PAULISTA
    Campinas
    • HOSPITAL E MATERNIDADE CELSO PIERRO
    Catanduva
    • HOSPITAL PADRE ALBINO CATANDUVA
    Cotia
    • HOSPITAL REGIONAL DE COTIA
    Diadema
    • HOSPITAL MUNICIPAL DE DIADEMA HMD
    Guarulhos
    • HOSPITAL MUNICIPAL PIMENTAS BONSUCESSO MANUEL DE PAIVA
    Itapecerica da Serra
    • HOSPITAL GERAL DE ITAPECERICA DA SERRA
    Jaú
    • SANTA CASA DE JAU
    Jundiaí
    • HCSVP HOSPITAL SAO VICENTE
    Marília
    • CAPS AD DO HCFAMEMA
    • HCFAMEMA HEMOCENTRO DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARILIA
    Mauá
    • HOSPITAL DE CLINICAS DR RADAMES NARDINI
    Pariquera-Açu
    • HOSPITAL DR LEOPOLDO BEVILACQUA
    Paulínia
    • HOSPITAL MUNICIPAL DE PAULINIA
    Praia Grande
    • COMPLEXO HOSPITALAR IRMA DULCE O S S
    Ribeirão Preto
    • SANTA CASA SAUDE DE RIBEIRAO PRETO
    São Bernardo do Campo
    • HOSPITAL DE URGENCIA
    São José do Rio Preto
    • HOSPITAL DE BASE DE SAO JOSE DO RIO PRETO
    • SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SAO JOSE DO RIO PRETO
    São Paulo
    • HOSPITAL GERAL JESUS TEIXEIRA DA COSTA GUAIANASES SAO PAULO
    • HOSPITAL KATIA DE SOUZA RODRIGUES TAIPASSP SAO PAULO
    • HOSPITAL MUNICIPAL DR BENEDITO MONTENEGRO
    • HOSP MUN FERNANDO MAURO PIRES DA ROCHA
    • HOSP MUN VER JOSE STOROPOLLI
    • SANTA CASA DE SAO PAULO HOSPITAL CENTRAL SAO PAULO
    Tocantins
    Araguaína
    • HOSPITAL REGIONAL DE ARAGUAINA
    Gurupi
    • HOSPITAL REGIONAL DE GURUPI
    Palmas
    • HOSPITAL GERAL DE PALMAS DR FRANCISCO AYRES