Equipes do PROADI-SUS realizam visitas a 48 UPAs para qualificação de profissionais na identificação e tratamento precoce da SEPSE

Equipes do PROADI-SUS realizam visitas a 48 UPAs para qualificação de profissionais na identificação e tratamento precoce da SEPSE Equipes do PROADI-SUS realizam visitas a 48 UPAs para qualificação de profissionais na identificação e tratamento precoce da SEPSE

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, a Sepse mata cerca de 11 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo muitas delas crianças e idosos, e incapacita outros milhões. No Brasil, estima-se que ocorram 240 mil mortes ao ano em decorrência de um conjunto de manifestações graves em todo o organismo em decorrência da infecção1. Atualmente, a Sepse é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo o País, com taxa de mortalidade chegando em 65% dos casos, enquanto a média mundial está entre 30 e 40%2.

Diante desse cenário e, com o objetivo de impactar positivamente os desfechos clínicos em decorrência da infecção em UTIs de todo o Brasil, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, conta com o projeto Sepse, que visa a qualificação de profissionais do SUS na identificação e tratamento precoce da doença. A iniciativa é conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês e, somente nos últimos três meses, as equipes do projeto já realizaram visitas em 48 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em onze estados de todo o país, qualificando mais de 357  profissionais do SUS. 

Durante as ações, os profissionais das UPAS foram qualificados em metodologias de implementação e aplicabilidade efetiva de protocolos clínicos locais, com o intuito de aumentar o reconhecimento da sepse, seu diagnóstico e tratamento. Além da troca de experiências, ao fim de cada encontro, as equipes assistidas foram presenteadas com “quadro quebra-cabeça”, que representa a etapa do projeto que cada equipe conquistou, e lança o desafio de completar a arte até outubro, mês em que se encerram as atividades do primeiro ciclo da iniciativa. 

O projeto está vigente desde 2019, e a expectativa é que, até o final de 2023, equipes de 91 UPAs de todo o Brasil recebam o treinamento, totalizando 4.060 profissionais capacitados, mais de 6 mil pacientes reconhecidos com risco de Sepse e 3 mil pacientes tratados de forma precoce.

No último dia 10 de maio a prefeitura de Guarulhos, no estado de São Paulo, divulgou um vídeo feito pelos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paulista em comemoração ao pioneirismo contra a SEPSE na instituição. Para assistir o vídeo, acesse: https://bit.ly/3yIDt2S

Para saber mais sobre o projeto Sepse, clique aqui

 

Referências: 

  1. Organização Pan-Americana de Saúde – OMS pede ação global contra a sepse - causa de uma em cada cinco mortes no mundo - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org)
  2. Instituto Latino-Americano de Sepse – O que é Sepse | ILAS - Instituto Latino Americano da Sepse


Assine a Newsletter