Projeto Paciente Seguro disponibiliza cursos nas áreas de gestão e Modelo de Melhoria

Projeto Paciente Seguro disponibiliza cursos nas áreas de gestão e Modelo de Melhoria Projeto Paciente Seguro disponibiliza cursos nas áreas de gestão e Modelo de Melhoria

Os incidentes associados ao cuidado de saúde, em particular os que causam danos ao paciente, representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde. A área de segurança do paciente busca reduzir esse risco a um mínimo aceitável. A capacitação constante e o compartilhamento de informações são aliados dos profissionais que atuam nesta área e que buscam a implementação de boas práticas e a melhoria contínua desses processos.

O Projeto Paciente Seguro, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, através do PROADI-SUS, tem o objetivo de apoiar ações de educação nas instituições de saúde, contribuindo para o suporte contínuo e fortalecendo a estruturação de projetos de segurança do paciente conforme a realidade brasileira. 

Para compartilhar este conhecimento, o projeto disponibiliza cursos no formato EAD com abordagem multidisciplinar e que estão disponíveis, de forma gratuita, para profissionais de saúde de todo o país. Os cursos abordam diversos temas, como o Modelo de Melhoria (metodologia eficiente para realizar melhoria nos processos), e gestão. Confira:

 


• Fundamentos do Modelo de Melhoria e o Uso do PDSA

• Entendendo e analisando gráficos de tendência em projetos de melhoria

• Implementação e sustentabilidade de projetos de melhoria

• Ampliação em projetos de melhoria

• Liderança para promoção de mudanças

• Formando equipes de alta performance


A líder do projeto, Daniela dos Santos, lembra que os cursos possibilitam acesso a uma formação de qualidade e que podem auxiliar na prática de milhares de trabalhadores da saúde no Brasil: “Os cursos sobre Modelo de Melhoria, por exemplo, são os primeiros deste formato produzidos por especialistas nacionais e dentro do contexto brasileiro. Além disso, contam com a experiência do projeto Paciente Seguro nestes quatro anos de atuação junto aos 60 hospitais do grupo”, afirma. As inscrições estão disponíveis no site: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/paciente-seguro 

 

Jogos virtuais complementam a formação

Profissionais da saúde têm à disposição uma ferramenta educacional para colocar em prática a teoria aprendida nos cursos EAD e nos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente. Os jogos online “Game da melhoria - Hospital mais seguro”, “Em busca de resultados” e “Em busca pela segurança” estão disponíveis no site Caminhos da Segurança.

 



Assine a Newsletter