Projeto Rehab-VM Brasil: telemedicina apoia recuperação de pacientes

Projeto Rehab-VM Brasil: telemedicina apoia recuperação de pacientes Projeto Rehab-VM Brasil: telemedicina apoia recuperação de pacientes

Em abril, 40 pacientes da UTI do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) começaram a receber acompanhamento via telemedicina para reabilitação em casa, após internação por insuficiência respiratória aguda.

Eles participam do Projeto Rehab-VM Brasil, uma iniciativa do Ministério da Saúde, executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Moinhos de Vento, no âmbito do Proadi-SUS que através da pesquisa pretende avaliar o impacto em qualidade de vida de uma estratégia de reabilitação oferecida remotamente a pacientes que foram acometidos por patologias respiratórias aguda grave e utilizaram ventilação mecânica durante sua passagem pela UTI.

O objetivo é ajudar esses pacientes a se recuperarem mais rápido e com mais qualidade de vida, por meio de cuidados que começam ainda no hospital e continuam em casa. A ideia é reduzir o tempo de internação, prevenir complicações e oferecer suporte na retomada da rotina, especialmente para quem ficou em estado grave e precisou de ventilação mecânica, com suspeita de Covid-19 e acaba saindo do hospital com sequelas que afetam a sua vida pós hospitalização.

E tudo isso com o apoio da telemedicina, que possibilita o atendimento e o acompanhamento por profissionais da saúde sem a necessidade de tantos deslocamentos, trazendo mais acesso a serviços e profissionais especializados, conforto e segurança para o paciente.

O estudo está em fase final de inclusão de pacientes e em breve será publicado.

Iniciativas como esta, visam oferecer ao SUS novas evidencias cientificas de acordo com a realidade brasileira para nortear novas e melhores políticas de oferta de serviços de saúde a nossa população.

No total, 20 hospitais em todo o país participam da iniciativa, que deve beneficiar mais de 2 mil pessoas durante a sua realização e todo o país após a sua publicação.



Assine a Newsletter