Saúde em Nossas Mãos compartilha materiais informativos sobre o cuidado de pacientes com o novo coronavírus internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)

Saúde em Nossas Mãos compartilha materiais informativos sobre o cuidado de pacientes com o novo coronavírus internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Saúde em Nossas Mãos compartilha materiais informativos sobre o cuidado de pacientes com o novo coronavírus internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)

O projeto do PROADI-SUS “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil” preparou uma série de materiais informativos com orientações para auxiliar profissionais da saúde com o cuidado de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) suspeitos ou diagnosticados com o COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Essa iniciativa tem o objetivo de reforçar a segurança dos próprios profissionais da saúde, além dos pacientes e familiares, evitando novas infecções.

Nos materiais, os profissionais da saúde encontrarão informações gerais da doença, além de métodos para redução da propagação, medidas de precaução, dicas de fluxos seguros no atendimento a esses pacientes, a sequência apropriada da paramentação de trabalho, procedimentos para transporte dos pacientes, entre outros temas relevantes do dia a dia dos profissionais da saúde.

 “O Ministério da Saúde espera um pico da doença no Brasil em abril. Precisamos estar preparados para um aumento no número de internação de pacientes com complicações pelo novo coronavírus e a informação é uma ferramenta essencial no combate à doença”, explica Cláudia Garcia, coordenadora do projeto.

A iniciativa “Saúde em Nossas Mãos” visa a diminuição de infecções nas UTIs de 116 hospitais públicos e filantrópicos pelo Brasil e é executada de forma colaborativa entre os Hospitais PROADI-SUS: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês, com apoio da equipe técnica da Coordenação do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde e do Institute for Healthcare Improvement (IHI).

As instituições preparam uma série de iniciativas com o objetivo de conter os impactos do novo Coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença COVID-19, no Brasil. O suporte ao Ministério da Saúde se dará por meio de recursos disponíveis nos projetos atualmente vigentes. Ao todo, 38 projetos do PROADI-SUS serão envolvidos nessa força-tarefa e os materiais preparados pelo projeto Saúde em Nossas Mãos fazem parte dessas ações. Todas as UTIs do Brasil, mesmo não participantes do projeto, também podem fazer uso desse material.

Para acessá-los na íntegra, acesse esse link



Assine a Newsletter