Voltar

NOTÍCIAS

02.03.2021 - Editado em 02.03.2021 - Compartilhar:
Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança Núcleo de Monitoramento de Avaliação para aperfeiçoar as iniciativas de apoio ao SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por promover acesso à saúde da população brasileira, de maneira universal, integral, igual e justa. Com vistas a contribuir com o fortalecimento do SUS, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em parceria com o Ministério da Saúde, tem desenvolvido projetos de grande alcance, por meio do PROADI – SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). Esta parceria tem se consolidado cada vez mais, tornando evidente a importância da definição de indicadores que permitam avaliar o alcance dos resultados almejados.


Diante desta necessidade, a instituição vem implementando ações que visam avaliar as contribuições do seu portfólio de projetos ao SUS e à sociedade. Dentre estas ações, no último triênio (2018-2020) foi criado o Núcleo de Monitoramento e Avaliação (NM&A) que definiu oito indicadores transversais, que permitem avaliar as áreas em que cada projeto tem alcance e atuação, seja em maior ou menor nível. Para além de avaliar o alcance dos resultados do portfólio, o NM&A tem o desafio contínuo de identificar e apontar melhorias nessas iniciativas. 

A cada rodada avaliativa, ficam mais claros os meios de analisar os resultados e as possibilidades de ajustes. Ao final do triênio 2018-2020, contamos com a colaboração dos envolvidos com os projetos – coordenadores e técnicos do Ministério da Saúde, integrantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – na validação dos instrumentos e nas avaliações dos projetos vinculados a estas instâncias. Este processo possibilitará, a cada triênio, que o Hospital Alemão Oswaldo Cruz repense e aperfeiçoe a sua atuação na contribuição ao SUS, por meio do PROADI-SUS. 

Os canais dos Hospitais PROADI-SUS iniciaram uma série de postagens sobre esta temática. Para não perder nenhuma novidade e conhecer outros projetos, acompanhe nosso portal!

 

Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança Núcleo de Monitoramento de Avaliação para aperfeiçoar as iniciativas de apoio ao SUS
Processando