Voltar

NOTÍCIAS

21.05.2021 - Editado em 21.05.2021 - Compartilhar:
Conheça a iniciativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz que fornece apoio à estratégia de Saúde Digital no SUS

A utilização dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) são essenciais na compreensão e organização de informações, dados e conhecimento clínico para o combate e enfrentamento a doenças em todo o mundo. Alinhando práticas de gestão em saúde com informações atualizadas e reais, os gestores de saúde têm em mãos dados importantes para o acompanhamento da saúde pública e na promoção de novas políticas de saúde. 

Visando dar apoio aos gestores do Sistema Único de Saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), apoiou desde 2018 o projeto DigiSUS Gestor, responsável pelo desenvolvimento de um portal de gestão que fornece assistência no processo de planejamento de ações, monitoramento de indicadores e metas pactuadas, contribuindo às tomadas de decisão dos gestores públicos. 

O Sistema de Planejamento e Monitoramento do Ministério da Saúde (SIPLAM), desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e que está no contexto da plataforma de gestão, centraliza em um único lugar as metas pactuadas no Plano Nacional de Saúde - PNS e disponibiliza informações estratégicas acessíveis e qualificadas. Além disso, fornece dados que dão maior autonomia nas tomadas de decisão e priorização dos recursos por parte dos gestores do SUS. O uso do SIPLAM foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde em junho de 2020 a gestores das áreas responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento das metas do PNS.

Além do SIPLAM, o projeto também desenvolveu e disponibilizou por meio da plataforma de gestão, diversas funcionalidades e recursos que permitem ao gestor de saúde, seja municipal, estadual e/ou federal, o acesso a informações estratégicas e georreferenciadas, além de fornecer dados socioeconômicos, demográficos, orçamentários e indicadores para assistência no processo de planejamento de ações, monitoramento de indicadores e metas, apoiando a  tomada de decisão, o acompanhamento e a gestão de políticas públicas de saúde.

Segundo Atualpa Carvalho, líder do DigiSUS Gestor no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o projeto busca aumentar a eficiência da gestão dos serviços de saúde na atenção às demandas de seus territórios. “Esperamos que os resultados do projeto possam aperfeiçoar a gestão, otimizar a utilização e aplicação de recursos públicos, auxiliar no controle epidemiológico, no acompanhamento das políticas de saúde e seus impactos, bem como direcionar o monitoramento e avaliação de tecnologias e serviços do SUS e seu controle financeiro, gerando mais segurança no atendimento”. 

Conheça a iniciativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz que fornece apoio à estratégia de Saúde Digital no SUS
Processando