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25.06.2020 - Editado em 25.06.2020 - Compartilhar:
Projeto Paciente Seguro volta suas ações para o combate do novo coronavírus

Série de protocolos e boas práticas reforçam a segurança em hospitais públicos


Os processos médicos e atendimentos podem causar danos aos pacientes. Mesmo que não intencionais, podem gerar prejuízos físicos, emocionais e sociais, e acredita-se que cerca de 67% dos danos podem ser evitados¹. Com esse cenário, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, busca minimizar os riscos no atendimento aos pacientes e fortalecer a segurança nos serviços prestados no SUS.


O PROADI-SUS atua nesse contexto com a iniciativa Paciente Seguro, que também faz parte da força-tarefa de combate ao novo coronavírus. O projeto tem estruturado uma série de ações pelas instituições de saúde desde 2017, que visam evitar que os riscos das complexidades do próprio serviço de saúde atinjam o paciente, como quedas e lesões por pressão. Essas ações também diminuem desperdícios e retrabalho, otimizando processos, e acima de tudo, fortalecem a segurança do paciente.


No contexto do novo coronavírus, o projeto tem realizado semanalmente uma curadoria de publicações dos órgãos de saúde relacionadas à doença para munir profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. Também construiu e compartilhou um fluxograma para mapear as etapas que devem ser seguidas para o desenvolvimento ou adaptação de um plano de contingência específico para a Covid-19.


O projeto também coordenou um webinário apresentando ferramentas de comunicação para os 57 hospitais atendidos pela iniciativa. “Realizamos uma parceria com o Insituto de Efectividad Clinica y Sanitaria (IECS) da Argentina para apresentar estratégias do método TeamSTEPPS® que podem ser utilizadas pelos profissionais de saúde para melhorar a comunicação entre as equipes durante momentos de crise, como a atual pandemia do Coronavírus” informa Daniela Cristina dos Santos, líder do projeto.


 “Na prática, o Paciente Seguro traz uma série de diretrizes e recomendações para que o profissional de saúde saiba como proceder a fim de garantir a segurança das pessoas que passam por algum tipo de atendimento”, afirma Chander Turcatti, coordenador de consultoria. “Com a Covid-19, essas etapas fortalecem também a segurança dos próprios profissionais de saúde e acompanhantes”, explica. O Hospital Moinhos de Vento atua junto aos hospitais do SUS, compartilhando seu conhecimento e auxiliando as instituições a adotarem processos que melhorem o atendimento ao paciente, com o objetivo de fortalecer a assistência à saúde.


Referências:

  1. https://hospitais.proadi-sus.org.br/projetos/77/paciente-seguro

 

Projeto Paciente Seguro volta suas ações para o combate do novo coronavírus
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