Voltar

NOTÍCIAS

30.07.2020 - Editado em 30.07.2020 - Compartilhar:
Projeto do Hospital Moinhos de Vento lança novos módulos para qualificar comitês de ética em pesquisa

O papel da ciência é de inegável importância para o desenvolvimento da sociedade. Na área da saúde, a pesquisa exige um cuidado ainda maior quando há o envolvimento de seres humanos, que participam de testes necessários para avaliar a eficácia de medicamentos, vacinas e tratamentos. Para garantir que os critérios éticos sejam cumpridos, esses estudos devem seguir as normas e diretrizes estabelecidas e supervisionadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão ligado ao Conselho Nacional de Saúde.

Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) são as autoridades locais e a porta de entrada para projetos de pesquisa nesses moldes, buscando garantir o respeito à integridade e dignidade dos participantes. Em todo Brasil, atualmente, existem mais de 800 Comitês ligados a instituições de pesquisa.

Para apoiar as atividades desses Comitês, o Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolve o projeto “Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa que compõem o Sistema CEP/Conep”. O projeto disponibiliza um curso autoinstrucional e gratuito na modalidade Ensino a Distância (EAD), composto por módulos direcionados a pesquisadores e integrantes de Comitês em todo o Brasil.

Três novos módulos estão disponíveis: Submissão e apreciação de protocolos de pesquisa, Documentos obrigatórios em protocolos de pesquisa e Consentimento livre e esclarecido. Cada um tem carga horária de 2 horas e disponibiliza certificado de conclusão ao final de cada módulo. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma de cursos a distância do Hospital Moinhos de Vento, no link edx.hospitalmoinhos.org.br

 

Projeto do Hospital Moinhos de Vento lança novos módulos para qualificar comitês de ética em pesquisa
Processando