Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, a BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde, convida a participar do processo concorrencial de prestação de serviço de Marketing.
Objetivo Geral: Desenvolver estratégia de comunicação com o objetivo de ofertar o curso de qualificação profissional na modalidade à distância e autoinstrucional sobre os Protocolos de Uso do Guia Alimentar na orientação alimentar individual para profissionais de saúde com ensino superior de 64 municípios (listagem disponível no final do documento ANEXO). Desenvolver estratégia de comunicação com o objetivo de engajar gestores municipais à incluírem o curso de qualificação profissional no planejamento municipal de Educação Permanente em Saúde para os profissionais da APS, como estratégia para a qualificação do cuidado nutricional.
Envio de Proposta da primeira proposta: até dia 28/02/2022
Reuniões de alinhamento com os proponentes: 06 a 10/03/2023
Aceite de Proposta final: até dia 15/03/2023
Período para execução do projeto: 20/03/2023 a 15/12/2023, podendo ser prorrogado mediante acordo entre as Partes. Conclusão dos trabalhos em dois meses após a assinatura do contrato.
Sobre o projeto:
O QualiGuia foi desenvolvido pela BP – Beneficência Portuguesa associado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que une seis hospitais considerados de excelência pelo Ministério da Saúde para fomentar ações de aprimoramento do SUS.
A ideia do projeto é criar uma estratégia de adesão e inclusão do Guia Alimentar para a População Brasileira na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Para essa demanda, o QualiGuia desenvolveu um curso de capacitação de profissionais de saúde para qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde para orientação alimentar individual, através da formação para utilização dos Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira.
O objetivo é estimulá-los e habilitá-los para incorporar à sua rotina de trabalho os Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). O projeto pretende capacitar aproximadamente 1.000 profissionais em 64 municípios de até 30 mil habitantes de todo Brasil.
Lançado pelo Ministério da Saúde em 2014, o GAPB é considerado um documento estratégico, sendo utilizado como base técnica e científica para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis tanto no âmbito individual como coletivo. Segundo estudiosos, a incorporação das diretrizes do GAPB pelos profissionais do SUS nas práticas de cuidado é fundamental para a promoção da alimentação adequada e saudável no Brasil, contribuindo para prevenir doenças e melhorar o controle de enfermidades crônicas. No entanto, muitos desses profissionais, particularmente os que não têm formação na área de alimentação e nutrição, ainda desconhecem esse importante instrumento. Os Protocolos de Uso do GAPB são ferramentas para apoiar os profissionais a realizar orientações alimentares com base nas recomendações do GAPB e são o objeto central do curso de qualificação deste projeto.
Criado e executado a partir de uma parceria entre BP, Ministério da Saúde e Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), o QualiGuia está alinhado à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).
Acesse ao edital abaixo.